BlogBlogs.Com.Br

II - HISTÓRICO

O Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro surgiu em 2003 após uma pesquisa realizada com cerca de 300 empresas de todo o país para conhecer o estágio e a maturidade da gestão ambiental. O resultado foi surpreendente: 89% dos pesquisados queriam praticar benchmarking ambiental.

Para atender a esta demanda foi concebido um programa para identificar e compartilhar as melhores práticas da gestão socioambiental. Com a ajuda de especialistas foi criada uma metodologia inovadora para identificação, seleção, organização e apresentação destas práticas de excelência e, desde estão, a cada ano, o Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro registra crescimento e adesão de novos segmentos econômicos, tendo selecionado em quatro edições 85 modelos gerenciais de excelência que integram o Ranking Benchmarking de boas práticas. O resultado da pesquisa está disponível no link: http://www.maisprojetos.com.br/bench/pesquisa.htm

Para fazer parte deste ranking e ser considerado referência em Benchmark socioambiental, empresas e gestores apresentaram práticas de excelência, resultados tangíveis e disposição em compartilhar todo esse conhecimento aplicado, servindo de exemplo e referência para que outros possam se espelhar e, assim, alcançar patamares semelhantes em seus próprios ambientes e realidades. Os casos selecionados para o ranking foram aqueles que apresentaram eficácia e inovação nas soluções adotadas, comprovando reais benefícios à instituição, à comunidade e ao meio ambiente natural e que necessariamente estão alinhados com as três dimensões da sustentabilidade: a econômica, a social e a ambiental.

Nenhum comentário: