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COMO AUMENTAR OS LUCROS SENDO SUSTENTÁVEL

Embora sempre fosse óbvio, não existiam relatos cartesianos sobre esta verdade. O canadense Bob Willard pesquisou o assunto e concluiu que ao adotar valores socioambientais uma empresa pode aumentar o lucro em até 38% e a produtividade em até 8% - na ponta do lápis! Diretor da The Natural Step do Canada, BSc pela McGill University e PhD pela Universidade de Toronto, Willard foi vice-presidente da IBM e dedicou grande parte. de sua carreira de 34 anos pesquisando argumentos para engajar administradores de negócios com mentalidade cartesiana em programas de sustentabilidade. O resultado deste trabalho está em dois livros, sendo que o primeiro, "The Sustainability Advantage: Seven Business Case Benefits of a Triple Bottom Line (Conscientious Commerce)", de 2002, ainda inédito em português se tornou um best-seller corporativo e provocou convites para mais de 250 apresentações para corporações, universidades e governos nos três continentes.

O livro é resultado de uma ampla pesquisa, em sete tradicionais centros de custo das empresas, da qual participaram dezenas de líderes empresariais e pesquisadores universitários. O resultado final prova, de maneira clara, que quanto mais uma empresa for boazinha com as pessoas e com o meio ambiente, mais lucrativa ela será. Veja por que, a seguir.

Desde que comecei a trabalhar pioneiramente no Brasil com consultoria para a sustentabilidade, há 15 anos, nunca vi no "job-description" de um executivo de uma organização com fins lucrativos, ou na descrição da Missão Empresarial, a expressão "salvar o planeta Terra". Nós sabemos que o foco dos gestores de empresas são o lucro, a produtividade, o retorno de capital, a busca pela liderança, a redução de despesas, a atração de novos talentos e assim por diante. Eles vivem para isso e devem mesmo corresponder a estas expectativas, porque sem resultados lucrativos a empresa não sobrevive, não há geração de empregos nem crescimento econômico. O problema é como fazer isto - e uma gestão organizacional em busca da sustentabilidade oferece todas as respostas. Eu encontrei 30 dessas respostas - veja só:

No processo industrial, a lucratividade aumentará:
  • quanto maior for a eficiência energética
  • quanto menor for a perda de insumos
  • quanto menor for a perda de matérias-primas
  • quanto menor for o uso e a perda de recursos hídricos

Quanto mais eficientes forem os equipamentos, menores serão os riscos de paradas, incidentes ou acidentes, porque eles:

  • têm menores custos de apólices de seguro
  • obtém menores taxas de financiamento
  • reduzem custos de assistência técnica

Ainda no processo industrial, a lucratividade, aumenta:

  • quanto menos erros humanos acontecerem
  • quanto mais treinados e eficientes forem os funcionários

No processo administrativo, a lucratividade aumentará:

  • quanto menores forem os custos com energia
  • quanto menos se desperdiçar com materiais de consumo
  • quanto menos tempo se perder com refação de processos

Se a empresa tiver um histórico de comportamento adequado em termos socioambientais, podem obter enormes ganhos:

  • com a redução ou eliminação de multas ambientais
  • com a redução de Termos de Ajuste de Conduta (os TACs ou assemelhados, que tem exigido desvarios como a construção de estradas, postos de saúde e até mesmo hospitais)
  • com a redução de despesas advocatícias
  • com a eliminação de despesas não-contabilizadas com o suborno de fiscais - se isto existisse no Brasil, é claro...
  • com a redução de processos trabalhistas

Segundo a pesquisa de Bob Willard, o fato de estar felizes e orgulhosos da empresa na qual trabalham pode representar ganhos de produtividade de até 10% no Canadá. No Brasil, considerando-se os custos trabalhistas que duplicam os salários pagos, os benefícios da empresa ter funcionários satisfeitos, respeitados e motivados, podem ser até maiores, porque sabemos que:

  • funcionários que tem os direitos trabalhistas respeitados tem menor propensão a perder tempo preparando currículos no horário do expediente
  • funcionários satisfeitos não perdem tempo procurando empregos em entrevistas marcadas em horário do expediente
  • funcionários satisfeitos não precisam obter atestados médicos fraudados para acobertar procura de emprego
  • despesas de "head-hunting" e contratação podem ser muito altas
  • despesas com programas de treinamento que parecem "normais" na vida da empresa podem ser mais eficientes se forem realizadas para qualificar pessoas e não treinar substitutos
  • as perdas de negócios podem ser muito grandes se o empregado estiver insatisfeito com o tratamento recebido na empresa, porque ele pode sabotar propostas, alterar valores e ate mesmo espionar informações para concorrentes tentando uma vaga
  • má conservação, depredação e até mesmo sabotagem de máquinas e equipamentos feitas intencionalmente por funcionários injuriados, que querem "se vingar" de maus patrões, podem gerar custos elevadíssimos

Se a empresa realmente praticar o discurso normalmente feito de que busca a sustentabilidade, por praticar a responsabilidade social, ela vai colher os benefícios do aumento da produtividade que mostramos acima.

E estes benefícios podem se multiplicar, porque:

  • ao aumentar a produtividade, a empresa consegue aumento na margem de lucro, que pode remunerar os acionistas, reduzir o tempo de retorno de capital investido ou reinvestido em inovação
  • este aumento de margem de lucro poderá ser repassado pela empresa aos canais de distribuição, construindo assim maior fidelidade e boa vontade - coisas que todo, gestor sabe que podem significar maior espaço de vendas em prateleiras, maior compreensão em problemas de processo ou propensão a decisões mais favoráveis em concorrências
  • este aumento de margem de lucro poderá ser repassado pela empresa aos consumidores finais, obtendo uma enorme vantagem competitiva em mercados cada vez mais disputados

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom gostei muitos das dicas ,creio que vão ser muito util para mim e para a minha empresa.
obrigado.