BlogBlogs.Com.Br

AS VANTAGENS DO BENCHMARKING SOCIOAMBIENTAL

Por Marilena Lino de Almeida Lavorato, Diretora da Mais Projetos, coordenadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro e co-editora da edição impressa do livro

Durante o período da chamada Revolução Industrial não havia preocupação com a questão ambiental. Os recursos naturais eram abundantes e a poluição não era foco da atenção da sociedade industrial e intelectual da época. Hoje a realidade é outra. Estamos avançando sobre os estoques naturais da Terra.

Uma nova postura se fez necessária e uma relação mais estreita foi estabelecida pelos limites dos sistemas (social, natural e econômico). Como resultado desta preocupação, tivemos na empresa o surgimento das práticas gerenciais voltadas as questões socioambientais, visto que meio ambiente, sociedade e economia estão fatalmente interligados. Dentro do contexto gerencial, surgiu a ferramenta Benchmarking, um processo sistemático e continuo para avaliar produtos, serviços e processos das organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas com o propósito de realizar melhorias organizacionais. Trata-se de uma identificação dos melhores modelos de gestão (é o que o Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro faz ao selecionar e apresentar os melhores casos da gestão socioambiental do país) e, a partir daí, por meio de comparações de performances e métodos, proporcionar o nivelamento técnico gerencial desta área corporativa.


MELHORIA CONTÍNUA

Empresas inteligentes estão passando para o Benchmarking de ciclo rápido. "Ele é hoje um processo mais rápido e flexível para as empresas que desejam aumentar seus conhecimentos e tornar a administração bem sucedida", diz o professor David Garvin, responsável pelo programa de Estratégias de Gestão da Harvard Business School.

"Por que reinventar soluções competitivas já existentes, investindo tempo e dinheiro? É mais racional, partir do já existente para desenvolvimento e/ou adaptações". Segundo o Prof. D. Enrique de la Rica, Diretor da Escuela Europea de Estudios Universitarios y de, Negocios (ESEUNE, Neguri, Getxo - Bizkaia - España), processos de melhoria continua sem prática de Benchmark conseguem em torno de 7% de melhoria em suas ações. Já com a inclusão da prática conseguem encontrar fórmulas que representam até 300% de melhoria.

A conjugação de melhor desempenho com maior competitividade só é possível com mudanças tecnológicas e gerenciais. Daí a importância da adoção do Benchmarking para a melhoria contínua das práticas adotadas para a sustentabilidade fundamentada no tripé das atitudes ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis (TBL - Triple Botton Line). Tomando por base este fundamento, concluímos que, enquanto o pilar econômico é condição básica para o surgimento das empresas, os pilares social e ambiental são, responsáveis pela sua perenidade e crescimento. A gestão responsável e competitiva é cada vez mais exigida pela sociedade e o binômio responsabildade-competitividade configura-se como ações complementares e não-excludentes.

O Benchmarking Socioambiental tem demonstrado ser uma excelente prática gerencial por queimar etapas e acelerar o desenvolvimento técnico-gerencial. Trata-se de ferramenta de gestão que cresce a cada dia nas empresas porque tem a melhor relação custo X benefício em se tratando da melhoria contínua por meio do compartilhamento de soluções inovadoras.

Neste livro, descrevemos as experiências e resultados do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, uma iniciativa única que proporciona ambiente ideal às empresas sustentáveis, aquelas que são praticantes e promotoras das boas práticas, gerenciais no meio corporativo. No Programa Benchmarking, as empresas podem "compartilhar" suas práticas de excelência num ambiente legítimo e transparente provando ser sustentável, pois praticam à risca a máxima "adotantes e promotoras" do desenvolvimento sustentável.

O mais importante no Programa BenchMais é que os benefícios são para toda a sociedade. Com o amadurecimento e aperfeiçoamento das empresas e gestores, teremos como resultado, benefícios para o meio ambiente natural e para as comunidades e conseqüente competitividade para as organizações e a economia do país. Todos ganham e a construção de uma sociedade sustentável se torna mais próxima e factível para a nossa realidade.

O Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro é uma iniciativa independente e supra-representativo — não pertence a uma entidade específica e sim congrega as mais significativas em sua comissão técnica e no grupo de apoiadores. Com uma metodologia própria e exclusiva, seleciona e compartilha as melhores práticas gerenciais - casos - adotadas por empresas e instituições com potencial de replicabilidade A comissão técnica avalia única e exclusivamente a qualidade gerencial da prática adotada, já que não tem acesso ao nome da instituição adotante. Desta forma, está totalmente isenta de influências e exclusivamente focada no conteúdo do caso.

Nenhum comentário: