BlogBlogs.Com.Br

EXEMPLOS DE AÇÃO SUSTENTÁVEL

Durante os últimos cinco anos, a Mais Projetos desenvolveu um rico trabalho de seleção de práticas empresariais que podem servir de exemplo para muitas empresas, governos e organizações. Não apenas pelo formato no qual estas ações foram desenvolvidas, mas pelo conceito que está por trás de cada uma das ações.

Algumas vezes gestores não tomam decisões em direção a práticas ambientavelmente corretas e socialmente responsáveis apenas por não se aperceberem que isto é possível. E mais, que já tem gente fazendo isto com muita qualidade e competência.

Ao selecionar os casos que receberam a qualificação de Benchmarking Ambiental, o objetivo foi justamente oferecer aos gestores públicos, privados e de organizações da sociedade civil alguns parâmetros de atuação. São ações que tem em comum sua estruturação baseada em conceitos aceitos de sustentabilidade e, também, construídas de forma a possibilitar sua replicação, seja na forma ou em conteúdo.

Muitas vezes os conceitos que dão suporte ao tema "sustentabilidade" são de tal maneira intangíveis que fica difícil para o gestor compreender ou estabelecer suas relações com as atividades do cotidiano. Este livro e os casos relatados mostram que esta relação existe e que não é tão difícil assim entender que meio ambiente e responsabilidade social são tão parte do negócio quanto a tecnologia e o capital.

Este livro é a difusão do conceito de sustentabilidade por meio do exemplo de dezenas de empresas em suas práticas cotidianas de tecnologias limpas e da geração de produtos e serviços ambientavelmente corretos e socialmente responsáveis.

.................................................................................................

Meu comentário:
Gostaria de que a fonte utilizada no livro tivesse serifa. A leitura ficaria mais fácil e leve.
Mesmo considerando que o papel utilizado é reciclado, sinto-me de certa forma incomodado com a quantidade de pigmentos (fiapos coloridos).
Possuo vários livros publicados em papel reciclado, sem pigmentos.
Os livros foram publicados na Alemanha.
Será que não temos papel reciclado aqui no Brasil, sem tantos pigmentos?

2 comentários:

Dan X disse...

Bosco, a serifa pode funcionar bem numa publicação impressa, mas não funciona da mesma forma na tela do monitor. Exceção para as do tipo Courier. O tamanho da fonte também, se não é definido, aparece em navegadores diferentes em tamanhos diferentes. No Firefox, que eu uso, a letra fica minúscula, desencorajando a leitura.
Conheço o papel reciclado europeu. O brasileiro, por enquanto, é cheio de fiapos, pigmentos como vc colocou.
Acho boa a sua iniciativa, mas para mim ficou pouco clara a idéia de se é uma reprodução da publicação ou se é uma obra aberta a colaboradores. No segundo caso, há exemplos de como agregar material, como o blog da Mercedes http://viversustentavel.wordpress.com . Ninguém lê tudo, mas acha o que interessa, por tema ou seção, como num jornal.
Abraço!

Bosco Carvalho disse...

Olá Daniel,

muito obrigado por ter entrado em contato.
Você é o primeiro que se aventurou... rsrs
Alterei a fonte para 'Arial'. Favor dar uma olhadinha e me conte se está bem assim.
Sim, é um blog aberto. Você quer colaborar? Basta dizer, que te mando o convite.
Ficarei imensamente feliz, se você aceitar.
Eu também uso o Firefox. Meu monitor está ajustado para 1024 x 768 pixels e posso ler o texto com facilidade.
Caso seu monitor esteja com uma definição mais alta, você pode modificar o tamanho da letra, ao visualizar o blog, ou qualquer outro sítio, com o 'CTRL' e o sinal de '+'. Para reduzir ou voltar ao 'normal' use 'CTRL' e a tecla '-'.

A obra foi publicada pelos editores com o seguinte 'copyright': "É permitida a reprodução parcial desta obra, desde que citada a fonte e enviado exemplar para os editores."

Hoje coloquei mais alguns detalhes e modifiquei o texto de apresentação.

Onde foi que você ficou sabendo a respeito do blog?

Tentei entrar em contato contigo através de seu blog: Engenho 99a
(http://engenho99a.blogspot.com/). Foi impossível. Nem mesmo comentários você permite.
Em seu perfil não existe nenhuma forma de entrar em contato.
Desta forma, apesar de você divulgar seus desenhos e outros trabalhos, fica impossível entrar em contato contigo. Não seria o caso de repensar a utilidade de seu blog, como ponto de venda de seu trabalho?
Sou persistente e descobri seu telefone usando a Telelistas. Liguei para você, deixei recado e outras formas de entrar em contato mas nada aconteceu.
Aguardei umas semanas, pois você poderia estar viajando, doente, ou... e como você não entrou em contato resolvi colocar esta resposta a seu comentário.
Quem sabe assim você se anima a entrar em contato novamente?

Abraços,

Bosco